quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Chegaram as mascotes!!!

Conheça a turminha de mascotes do Programa de Educação Socioambiental da Usina Hidrelétrica Garibaldi.
Garibaldinho é o nosso bugio protetor. Desenhado pela estudante de Vargem, Elisa Cordeiro dos Santos, o primata está ameaçado de extinção e vive em ambientes que variam de floresta tropical úmida até campos cerrados. São encontrados em áreas que vão das matas costeiras do sul do México até o Chaco e o sudeste brasileiro. Alimentam-se essencialmente de folhas, frutos e sementes. A principal característica do bugio é o ronco ou grito. Os macacos dessa espécie vivem em bandos e se comunicam por meio de gritos, que podem ser uivos, latidos ou gemidos. Cada som tem um significado: perigo por um filhote perdido, por um companheiro ferido, dentre outros.
Canoinhas é o nosso papagaio curioso. O papagaio do peito roxo, desenhado pela estudante de Cerro Negro, Jaíne Antunes, é característico da região de influência da Usina Hidrelétrica Garibaldi. É encontrado também no sudeste do Brasil, sul do Rio Grande do Sul, oeste do Paraguai e nordeste Argentino. O habitat da ave inclui matas secas, pinheirais e orlas de capões. Podem viver até 30 anos e também estão ameaçados de extinção. Alimentam-se de frutas e sementes e constroem seus ninhos em buracos de árvore (ocos de tronco) e fendas formadas pela decomposição de troncos.
Tatusina é o nosso tatu sabido. Desenhado pelo estudante de São José do Cerrito, Gabriel Teles Souza, é um mamífero encontrado no Paraguai, Argentina, Uruguai e também na região Sul do Brasil (com incidência no cerrado). Conhecido pelo seu precioso faro, essa espécie de tatu consegue identificar uma presa que está a até 20 centímetros de profundidade na terra. A base da alimentação do animal, conhecido popularmente como tatu mulita, são insetos, pequenos vertebrados, raízes, minhocas, lesmas e até mesmo carniça. Pesam aproximadamente 2,5 kg e podem consumir em média 8 mil invertebrados em apenas uma noite ou algumas horas.
Nossas mascotes - o papagaio do peito roxo, o tatu e o bugio - são animais que representam papel fundamental na cadeia alimentar e, ainda, contribuem para o equilíbrio natural do ecossistema.

Um comentário:

  1. A equipe da Educação Ambiental está de parabéns pelo excelente trabalho que está realizando nos municípios atingidos pela UHE Garibaldi.
    As sementes que estão plantando nas crianças através de projetos de consciência ambiental em parcerias com as instituições de ensino, frutificarão e darão novas sementes multiplicando o conhecimento e o respeito ao ambiente que somos parte.
    Vamos em frente...

    Abraços,
    André Varela Stank
    Supervisão Ambiental
    UHE Garibaldi

    ResponderExcluir